Equipe

Juliana Freire Gutmann

Coordenadora

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Foi professora visitante durante o Pós Doutorado Sênior na Universidade Federal Fluminense (2019/2020, CNPq). Coordena o Grupo de Pesquisa CHAOS, orienta e desenvolve pesquisas em torno das seguintes temáticas: materialidades e linguagens do audiovisual; historicidades da cultura audiovisual; análise do audiovisual em contexto digital; música e cultura pop, televisão e novas ecologias do televisivo; performances e audiovisual em redes sociais. É pesquisadora do TRACC – Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação, da UFBA. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Performance como dimensão de apreensão da cultura audiovisual nas ambiências digitais”, com financiamento do CNPq.

Lattes.png
email.png

Alexandre Souza

Pesquisador

Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa Culturas da Imagem e do Som, da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Graduado na área de Produção em Comunicação e Cultura pela UFBA (2015) e em Publicidade e Propaganda pela União Metropolitana de Educação e Cultura (UNIME -2012). Pesquisador do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e do Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS). Possui interesse nas articulações possíveis entre afrofuturismo, cultura pop e sensibilidades afrodiásporicas, pesquisando sobre os tensionamentos gerados entre o afrofuturismo e os fluxos audiovisuais da obra fílmica Pantera Negra (2018), no âmbito da cultura pop, conduzindo sua análise através do aporte teóricos-metodológicos dos estudos culturais.

Lattes.png
email.png

Caio Amaral Cruz

Pesquisador Associado

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Integra o CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e o TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação. Bacharel em Jornalismo e em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Se interessa pelo universo da cultura e música pop, estudos culturais e estudos de sexualidades e gêneros.

Lattes.png
email.png

Carlos Humberto de Albuquerque Spinelli​​

Pesquisador

Mestrando em Comunicação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa Culturas da Imagem e do Som, da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Graduado na área de Ciências Econômicas (2011) e Comunicação Social - habilitação Jornalismo (2020) pela UFAL e Mestre em Ciências Sociais - Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Unesp (2013). Pesquisador do grupo de Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Possui interesse em pesquisas relacionadas ao afrofuturismo, estéreo modernismo, cultura pop e performance. Atualmente, desenvolve pesquisa em torno do filme Black is King, Beyoncé, e de como perspectivas teóricas relacionadas aos estudos de performance, afrofuturismo e sonoridades africanas, via jornada do herói, contribuem para a construção de uma narrativa antirracista.

Lattes.png
email.png

Caroline Vieira Sant’Anna

Pesquisadora

Doutoranda em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia, linha de pesquisa História e Teoria da Arte (EBA-UFBA). Desenvolve pesquisa relacionada ao universo da performance artística e social e suas materialidades em fotografia e vídeo. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade, Instituto de Humanidades Artes e Ciências (IHAC-UFBA), linha de pesquisa Cultura e Identidade. Formada em Comunicação Social, habilitação Jornalismo (FACOM-UFBA). Integra o grupo Comunicação Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS).

Lattes.png
email.png

Catarina Carvalho

Pesquisadora 

Graduanda em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial em Comunicação (PETCOM/UFBA). Atualmente integra o grupo Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e se interessa na articulação entre gênero e latinidades representadas no audiovisual, bem como na história e nas poéticas da música popular brasileira. 

Lattes.png
email.png

Edinaldo Araujo Mota Junior

Pesquisador

Doutorando e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Facom-UFBA), com intercâmbio estudantil em Comunicação Audiovisual na Universidad del País Vasco (Espanha). Atua como produtor audiovisual freelancer, com experiências em programas televisivos e documentários. Integra o CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e o TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação, onde desenvolve pesquisas na interface entre comunicação, estudos culturais, estética e estudos da linguagem, com ênfase nos seguintes temas: performances, cultura audiovisual, música e cultura pop, corporalidades e identidades de gênero.

Lattes.png
email.png

Flávia Pereira Caraíbas

Pesquisadora

Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha Culturas da Imagem e do Som, Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA). Graduada em Fonoaudiologia (UNEB – 2018) e pós-graduada em Fonoaudiologia e Expressividade. Pesquisadora integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e do Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS). Possui interesse nas articulações interdisciplinares entre voz e expressividade do campo da Fonoaudiologia e os estudos de performance do campo da Comunicação. 

Lattes.png
email.png

Janaína Oldani Casanova

Pesquisadora

Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integra os Grupos de Pesquisa CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e o TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação, da UFBA. Atua com gestão de mídias digitais e redes sociais no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB - TVE Bahia e Rádio Educadora FM Bahia). Possui interesse em música e comunicação, games, performance e experiências comunicativas audiovisuais.

Lattes.png
email.png

João Bertonie

Pesquisador

Mestrando em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha Culturas da Imagem e do Som (Póscom/UFBA). Graduado em Comunicação - Jornalismo (Facom/UFBA). Integra o grupo Comunicação Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Interessa-se pelas performances drag e suas transformações possibilitadas e potencializadas em ambientes digitais, guiando sua pesquisa pelos aportes teóricos e conceituais de autores dos estudos culturais, da estética da comunicação, dos estudos de performance e dos estudos de gênero. 

Lattes.png
email.png

Kelven Igor de Souza Figueiredo

Pesquisador associado

Bacharel em Comunicação pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Pesquisador vinculado ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e ao Grupo de Pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS). Possui interesse por cultura pop e música pop e por discussões que envolvam gênero musical, estudos culturais, identidades, historicidades, performance e audiovisual.

Lattes.png
email.png

Ravena Sena Maia

Pesquisadora

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, com pesquisa voltada para a fotografia e sua performatividade. Pesquisadora do CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e do TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação da UFBA. É fotógrafa e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense com estudos voltados às estéticas da fotografia contemporânea. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente tem focado suas pesquisas articulando a fotografia contemporânea e o campo da performance e as diversas práticas fotográficas que articulam os corpos e a circulação das imagens.

Lattes.png
email.png

Tess Chamusca

Pesquisadora Associada

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e ao grupo de pesquisa CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades. Entre 2008 e 2012, foi membro do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade, vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CuS/Cult/UFBA). É graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UFBA. Seus interesses acadêmicos estão vinculados aos seguintes temas: cultura, televisão, história, identidades, relações de gênero e sexualidades dissidentes.

Lattes.png
email.png

Thiago Pimentel Barbosa Lima

Pesquisador

Thiago Pimentel Barbosa Lima é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atualmente, integra os grupos de pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS), Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação e na Cultura (TRACC) e Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (L.A.M.A), Além disso, participa como colaborador no grupo de pesquisa Cultpop – Comunicação,Tecnologias e Cultura Pop (Unisinos-RS). Se interessa e pesquisa temas relacionados à música (com ênfase no rock e heavy metal), comunicação, política, performance e questões de raça e gênero.

Lattes.png
email.png