Equipe

Juliana Freire Gutmann
Coordenadora
Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 (CNPq). Doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas, é jornalista graduada pela UFBA e mestre em Comunicação e Cultura. Realizou pós doutorado na Universidade Federal Fluminense. Coordena o Grupo de Pesquisa CHAOS – Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades. É pesquisadora docente do TRACC – Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação. Orienta e desenvolve pesquisas em torno das seguintes temáticas: materialidades e linguagens do audiovisual; historicidades da cultura audiovisual; audiovisual em redes digitais; performances; música e cultura pop, televisão e novas ecologias do televisivo. Tem passagens profissionais pela MTV Brasil, Canal Futura e TV Bahia. É autora dos livros “Formas do Telejornal: linguagem televisiva, jornalismo e mediações culturais” (Compós/ Edufba, 2014) e “Audiovisual em rede: derivas conceituais” (Selo PPGCOM UFMG, 2021).
Alexandre Souza
Pesquisador Associado
Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas no Programa de Pós-graduação da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Cultura da Imagem e do Som (2022). Graduado na área de Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2015) e formado em Publicidade e Propaganda pela UNIME - União Metropolitana de Educação e Cultura - (2012) . Pesquisador do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e do Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS). Possui interesse nas articulações possíveis entre afrofuturismo, cultura pop e sensibilidades afrodiásporicas.
Caio Amaral Cruz
Pesquisador Associado
Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Integra o CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e o TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação. Bacharel em Jornalismo e em Produção em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal da Bahia. Se interessa pelo universo da cultura e música pop, estudos culturais e estudos de sexualidades e gêneros.
Carlos Humberto de Albuquerque Spinelli
Pesquisador
Mestrando em Comunicação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa Culturas da Imagem e do Som, da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Graduado na área de Ciências Econômicas (2011) e Comunicação Social - habilitação Jornalismo (2020) pela UFAL e Mestre em Ciências Sociais - Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Unesp (2013). Pesquisador do grupo de Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS) e do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Possui interesse em pesquisas relacionadas ao afrofuturismo, estéreo modernismo, cultura pop e performance. Atualmente, desenvolve pesquisa em torno do filme Black is King, Beyoncé, e de como perspectivas teóricas relacionadas aos estudos de performance, afrofuturismo e sonoridades africanas, via jornada do herói, contribuem para a construção de uma narrativa antirracista.

Caroline Vieira Sant’Anna
Pesquisadora
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Mestre em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - IHAC UFBA. Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa Formas da performance: mediações poético-políticas nas construções das diferentes feminilidades. Uma análise das produções artísticas realizadas nos anos de 1970 e nos anos de 2000.

Edinaldo Araujo Mota Junior
Pesquisador Associado
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA), com período sanduíche na Universidad Rey Juan Carlos (Espanha). Mestre pelo mesmo programa, possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo (Facom-UFBA), com intercâmbio estudantil em Comunicação Audiovisual na Universidad del País Vasco (Espanha). Atua como produtor e editor audiovisual freelancer, com experiências em programas televisivos e documentários. Pesquisador associado do CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e do TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação, onde desenvolve pesquisas na interface entre comunicação, estudos culturais, estética e estudos da linguagem, com ênfase nos seguintes temas: performances, cultura audiovisual, música e cultura pop, corporalidades e identidades de gênero.

Flávia Elisa Trindade Lima
Pesquisadora
Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha Culturas da Imagem e do Som (Póscom/UFBA) e vinculada ao grupo Comunicação Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS), e o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Pós Graduada em Cinema e Linguagem Audiovisual (UNESA), graduada em Comunicação Social (UFBA) e bacharel Interdisciplinar em Artes (UFBA). Possui interesse de pesquisa produções audiovisuais em diálogo com o feminismo e estudos de gênero, a partir do recorte teórico dos estudos culturais, linguagem audiovisual e estudos sobre sociabilidades digitais.

Flávia Pereira Caraíbas
Pesquisadora
Mestranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha Culturas da Imagem e do Som, Universidade Federal da Bahia (Póscom/UFBA). Graduada em Fonoaudiologia (UNEB – 2018) e pós-graduada em Fonoaudiologia e Expressividade. Pesquisadora integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e do Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS). Possui interesse nas articulações interdisciplinares entre voz e expressividade do campo da Fonoaudiologia e os estudos de performance do campo da Comunicação.

Glaucia Campos
Pesquisadora (Graduação)
Graduanda em jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Integra o CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades, além de ter feito parte do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação, PETCOM. Possui interesse em cultura pop, música popular brasileira e produtos audiovisuais.

Janaína Oldani Casanova
Pesquisadora
Doutoranda e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM/UFBA). Graduada em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Cultura Digital e Redes Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Integra os Grupos de Pesquisa CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e o TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação, da UFBA. Possui interesse em música e comunicação, games, redes sociais e experiências comunicativas audiovisuais.

João Bertonie
Pesquisador Associado
Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia. Integra o Grupo de Pesquisa CHAOS (Comunicação Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades) e o TRACC (Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação), ambos da UFBA.

Kelven Igor de Souza Figueiredo
Pesquisador
Mestrando no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia, na linha de pesquisa Culturas da Imagem e do Som. Integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e do Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS). Graduação em Comunicação, com habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (2019). Desenvolve pesquisas articuladas à cultura e música pop, gênero musical, identidades, historicidades, performance, audiovisual e estudos culturais.

Marcos Caique Silva Lisboa
Pesquisador (Graduação)
Graduando de Produção em Comunicação e Cultura na Universidade Federal da Bahia. Integra o CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades, além de fazer parte do Programa de Educação Tutorial da Faculdade de Comunicação, PETCOM. Possui interesse em cultura pop, linguagem cinematográfica e produtos audiovisuais.
.jpg)
Marina Vlacic
Pesquisadora
Doutoranda em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa Culturas da Imagem e do Som, da Universidade Federal da Bahia (PósCom/UFBA). Mestra em Comunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Televisão e Convergência Digital pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em Comunicação Social habilitação em Radialismo/Produção em Mídia Audiovisual pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atua como Produtora Audiovisual e Fotógrafa autônoma da pré à pós-produção em diversos formatos audiovisuais. Pesquisadora integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e do Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS). Desenvolve pesquisas que envolvem articulações entre o cinema, a cultura pop, a cultura contemporânea e identidade de gênero, conduzindo sua análise através do aporte teórico-metodológico dos estudos culturais.

Morena Melo Dias
Pesquisadora
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (FACOM - UFBA). É Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). Possui graduação em Comunicação Social na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atua como redatora e roteirista freelancer, com experiência em diferentes linguagens e formatos. Integra o CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e o TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação. Atualmente desenvolve a pesquisa “E eu não sou uma mulher?”: articulações e disputas de gênero musical e identidade de gênero em audiovisuais em rede no Brasil.

Ravena Sena Maia
Pesquisadora
Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Universidade Federal da Bahia, com pesquisa voltada para a fotografia e sua performatividade. Pesquisadora do CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades e do TRACC - Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação da UFBA. É fotógrafa e mestre em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense com estudos voltados às estéticas da fotografia contemporânea. Possui graduação em Comunicação Social Habilitação em Midialogia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente tem focado suas pesquisas articulando a fotografia contemporânea e o campo da performance e as diversas práticas fotográficas que articulam os corpos e a circulação das imagens.

Tess Chamusca
Pesquisadora Associada
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas e Mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, ambos da Universidade Federal da Bahia. É pesquisadora associada ao Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC) e ao grupo de pesquisa CHAOS - Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades. Entre 2008 e 2012, foi membro do Grupo de Pesquisa em Cultura e Sexualidade, vinculado ao Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CuS/Cult/UFBA). É graduada em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela UFBA. Seus interesses acadêmicos estão vinculados aos seguintes temas: cultura, televisão, história, identidades, relações de gênero e sexualidades dissidentes.

Thiago Pimentel Barbosa Lima
Pesquisador
Thiago Pimentel Barbosa Lima é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e possui graduação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atualmente, integra os grupos de pesquisa Cultura Audiovisual, Historicidades e Sensibilidades (CHAOS), o Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação e na Cultura (TRACC) e o Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais: Narrativa e Experiência (TRAMAS-UFMG). Além disso, participa como colaborador e Laboratório de Análise de Música e Audiovisual (L.A.M.A), da UFPE. Se interessa e pesquisa temas relacionados à música e audiovisual (com ênfase no rock n' roll e heavy metal), comunicação, plataformas, política, performance e questões de raça e gênero. Desenvolve, atualmente, a pesquisa "THE SOUND OF MUSAK: uma investigação em torno as reactions e suas implicações no âmbito musical", com financiamento do CNPq.