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Pesquisas

Audiovisual em rede: tecnicidades e sensibilidades em mutação na cultura pop televisiva

Juliana Freire Gutmann

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O projeto se dedica ao estudo da experiência audiovisual nas ambiências digitais a partir de abordagem cultural e historicizada das transformações da cultura pop televisiva e ênfase nas relações entre tecnicidades e sensibilidades de modo a compreender o audiovisual em circulação nas redes como dimensão de interpretação do sensorium comunicacional contemporâneo. De maneira mais específica, indaga-se: como podemos nos habilitar para a interpretação desse audiovisual, que transborda por plataformas, articula corpos, imagem, som, comentários, abas, botões, memes etc., levando em conta a correlação entre tecnicidades e sensibilidades/sensorialidades? Busca-se desenvolver a proposição através de estudo centrado em fluxos audiovisuais em circulação no YouTube, Instagram, Twitter, Twitch e TikTok e tendo duas expressões da cultura pop televisiva como dimensões analíticas, as lives (o “ao vivo”) e o videoclipe, aqui denominadas de vetores. É pela análise empírica que se pretende mapear convenções e transformações desse audiovisual, levando em conta matrizes da cultura televisiva, modos de uso das plataformas e seus entrecruzamentos. Para o desenvolvimento da pesquisa, propõe-se articulação dinâmica entre três eixos: 1) mapeamento de fluxos midiáticos em torno dos vetores lives e videoclipes, o que inclui outras formas audiovisuais conectadas no processo de circulação (memes, paródias, reactions etc.). Na constituição do corpus preliminar de pesquisa, esses vetores são acionados, a princípio, por lives musicais e videoclipes lançados na primeira onda da pandemia da Covid-19, em 2020, momento que se justifica pela relevância da compreensão dos modos como os audiovisuais em redes agenciaram interações sociais num contexto de isolamento físico. A pesquisa inclui ampliação desse corpus a fim de identificar reiterações e alterações do objeto nos anos seguintes; 2) estudo das gramáticas de uso das audiovisualidades com base na compreensão da tecnologia enquanto mediação cultural e das noções de gênero midiático e performance como conceitos metodológicos para análise das transformações desses audiovisuais; 3) análise cultural, no marco das materialidades audiovisuais, atenta aos seus agenciamentos sensíveis e identitários de modo a compreender o que caracteriza o sensorium comunicacional contemporâneo. Num sentido mais amplo, pretende-se contribuir para a atualização de conceitos caros à área a partir da investigação de como esses fluxos desestabilizam paradigmas da Comunicação, a exemplo da noção de meio de comunicação de massa, veículo, suporte, transmissão e produto. Pesquisa com financimento do CNPq (PQ nível 2).

Situação: em andamento

Performance como dimensão de apreensão da cultura audiovisual nas ambiências digitais

Juliana Freire Gutmann

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Investigação de aspectos plásticos, sensíveis, tecnológicos e culturais que constituem o audiovisual em circulação nas redes sociais digitais, afirmando o olhar historicizado sobre seus modos de produção, circulação e consumo e tendo a performance como objeto e conceito metodológico de pesquisa. Considerando a performance como expressão empírica da experiência comunicacional, a pesquisa abordou as formas da cultura audiovisual nas redes num movimento contínuo de articulação entre diversos fluxos e tempos históricos. Ao longo de quatro anos de investigação (2019 – 2023), a pesquisa desenvolveu abordagem teórica e metodológica da noção de performance como categoria de apreensão do audiovisual nas ambiências digitais, que têm o corpo do sujeito midiático como lugar de disputa por visibilidades. Nesse duplo investimento, o estudo incluiu: a) mapeamento de um conjunto de performances em redes digitais e identificação de padrões de ruptura e restaurações em relação a outras matrizes midiáticas; e b) constituição de um protocolo de análise empírica da performance em articulação com audiovisuais em redes. Pesquisa com financiamento do CNPq/ Edital Universal/ Processo 426362/2018-7 (Projeto de Pesquisa que possibilitou o financiamento para a criação deste website).

Situação: concluída

Wakanda Forever: reivindicações de afrofuturos em torno do Pantera Negra Chadwick Boseman

Alexandre Souza

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 A dissertação analisa articulações entre performances afrofuturistas, negritudes e cultura pop em torno da “pantera negra” Chadwick Boseman, cujo falecimento em 2020 é aqui encarado como vetor midiático que nos faz ver, nas ambiências digitais, uma rede de reivindicações afrodiaspóricas configuradas e reconfiguradas pelo gesto Wakanda Forever. O vetor midiático é localizado a partir do tweet que confirmou o falecimento do ator norte-americano Chadwick Boseman, postado em 29 de agosto de 2020, na sua própria conta oficial no Twitter. A partir deste tweet, aqui encarado como um disparo midiático, foram mapeadas e analisadas expressões comunicacionais nessa plataforma e no Instagram, totalizando 21 posts, entre vídeos, imagens e depoimentos, através das tags #wakandaforever #chadwickboseman e #panteranegra, que evidenciam diversos corpos negros articulados em torno da saudação ao personagem/ator. O problema desta dissertação se debruça sobre como o filme Pantera Negra (2018), a partir da força de seu protagonista, é reverberado em diversos outros corpos negros protagonistas (seja no mainstream, seja na vida cotidiana) com a morte do ator Chadwick Boseman em 2020. Como esse disparo midiático revela, reitera e ressignifica uma rede de reinvindicações atravessada por narrativas afrofuturistas e experiências de negritudes articuladas a componentes especulativos. Isso nos permite compreender certas mutações culturais, trânsitos, transformações e éticas de possibilidades incorporadas, no âmbito da cultura pop global, pelo gesto Wakanda Forever, compreendido neste trabalho pela perspectiva da performance. A ideia de pop, nesta pesquisa, é compreendida pela perspectiva da nebulosa afetiva (JANOTTI JR.; SOARES, 2015) e as discussões sobre afrofutirismos, diáporas e negritudes se amparam em referências de autores e autoras negras, tais quais Stuart Hall (2013), Paul Gilroy (1993), Marimba Ani (1994), Aza Njeri (2015), Sueli Carneiro (2005), Achille Mbembe (2018), Fábio Kabral (2020), Kênia Freitas (2018), Michael Boyce Gillespie (2016), Molefi K. Asante (2009) e Kabengele Munanga (2012). O aporte teórico-metodológico engloba a noção de audiovisual em rede (GUTMANN, 2021), o conceito de performance enquanto comportamento restaurado (SCHECHNER, 2013) e enquanto incorporação, arquivo e repertório (TAYLOR, 2013) e o mapa das mutações culturais (MARTÍN-BARBERO, 2009).

Situação: concluída

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"Sou Bicha do Amor": articulações entre pop, performance e paródias em torno de Lady Gaga

Caio Amaral Cruz

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A dissertação de mestrado analisou articulações entre performances transviadas e a cultura pop-mundo a partir de paródias brasileiras de Lady Gaga no YouTube. O trabalho apresenta abordagem sobre pop, performance e paródia com base em conceitos e pressupostos dos Estudos Culturais britânicos e latino-americanos em diálogo com outras vertentes acadêmicas. O conceito de cultura pop-mundo é desenvolvido como um espaço global multifacetado e conectado onde trocas culturais das mais diversas se estabelecem de formas assimétricas. As paródias são compreendidas com base nos conceitos de hipertextos e palimpsestos de Jesús Martín-Barbero, como forma de pensá-las além de interpretações fixas de passado e presente e de autenticidade. A abordagem metodológica é fruto da articulação entre o mapa das mediações e o mapa das mutações culturais, que guiou a trajetória analítica junto aos quatro eixos construídos nesta pesquisa: poética do armengue, humor transviado, tretas do pop e pop-denúncia.

Situação: concluída

O Poder do futuro ancestral: um estudo das performances de afrofuturismo em Black is King, de Beyoncé

Carlos Humberto de Albuquerque Spinelli

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Os produtos da ficção especulativa (ficção científica, fantasia, etc.) são produtivos na abordagem de temas como preconceito, racismo, opressão e contato com o próximo. No entanto, ainda é um espaço majoritariamente ocupado por brancos no que diz respeito a autoria e personagens. Como pessoas negras ainda são pouco representadas em obras desses gêneros, esses temas acabam sendo lidos apenas como metáforas para a experiência negra no mundo real. Diante disso, o afrofuturismo toma destaque por, em linhas gerais, nomear a produção artística que surge da relação intrínseca entre ficção especulativa, protagonismo negro e perspectivas raciais, seja em relação com os personagens quanto à autoria da obra nelas representadas. A pesquisa tem como objetivo principal analisar a obra Black is King (2020), levando em consideração o afrofuturismo e a performance a partir de uma abordagem da música negra, estéreo modernismo, tecnologia e ficção científica, enquanto dispositivos para a construção de uma narrativa antirracista.

Situação: em andamento

Formas das performances: mediações poético-políticas nas contruções das diferentes feminilidades. Uma análise das produções artísticas realizadas nos anos de 1970 e nos anos de 2000.

Caroline Vieira Sant’Anna

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O estudo investiga se há uma inseparabilidade entre performances artísticas e performances de gênero, quando se trata de artistas feministas, negras e/ou dissidentes. Pois ao se exprimir artisticamente, as artistas colocam em ação as questões em torno das performances de gênero, que as atravessam e as perturbam, ao usar o corpo como materialidade, que se oferece tanto como saber/conhecimento, quanto como gesto operativo.

Situação: em andamento

Cenas transviadas: performances, investimentos afetivos e vídeos musicais em rede

Edinaldo Araujo Mota Junior

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Esta tese se propõe analisar o fenômeno cultural brasileiro no qual pessoas dissidentes das  normas de sexo e gênero (RIVAS, 2011; COLLING, 2019) tem se espacializado naquilo que  estou chamando de cenas musicais transviadas. Como um gesto teórico-analítico para  compreender suas condições de possibilidade, cenas transviadas tensionam as convenções em  torno de gêneros, sexualidades, raça, etnia, classe, território, e articula torsões e fricções do  corpo às reinvenções que atravessam o audiovisual contemporâneo e às nossas experiências,  quando habitamos os espaços urbanos e as ambiências digitais de modo conectado. Centrado  na incorporação de feminilidades, seus trânsitos e rasuras, assumo o transviado, nos termos de  Bento (2016; 2017), como agir no mundo contra violências sistêmicas imputadas ao que a  autora chama de feminino abjeto. Diante dessa perspectiva, parto do pressuposto de que o  audiovisual contemporâneo, que marca fortemente essa cena, é tecido pelo cruzamento de  expressões comunicacionais, sujeitos e plataformas em diversas dinâmicas de produção,  circulação e de consumo que ocorrem em fluxos (GUTMANN, 2021). A partir de um quadro  teórico que articula estudos feministas, estudos queer, estudos culturais e da comunicação, além  de algumas perspectivas filosóficas e decoloniais, proponho o desenho de um rizoma, trama de  nós heterogêneos (DELEUZE; GUATTARI, 2010; 2011), para analisar como as resistências às  hierarquias e normas do gênero, vistas enquanto performances de desidentificação (MUÑOZ,  1999), revelam a formação de comunidades em que participantes criam novos sentidos para  suas identidades e ressignificam valores sociais e comunitários. Tal movimento ocorre a partir  de quatro platôs/vetores: o primeiro, o disparo matricial na figura da cantora travesti Linn da  Quebrada; e os segundos platôs, que abrem uma série de questões sobre gênero e sexualidade  no contexto brasileiro, são analisados a partir de três vídeos musicais da artista: Enviadescer,  Bixa Preta e Blasfêmea. De modo rizomático, a análise empírica conecta Linn da Quebrada e  suas obras a uma trama de outras sujeitas que, em rede, exibem a formação de cenas como  espaços e comunidades relacionais. Nesse sentido, artistas e fãs ritualizam práticas e socializam  gostos, estilos, identidades em complexas dinâmicas de produção e consumo, ressignificando  coletividades e cidadanias. Por fim, observa os modos pelos quais investimos nossos desejos,  prazeres e pertencimentos através da música e do audiovisual, e assume que investimentos  afetivos e engajamentos identitários (GROSSBERG, 1997; 2010; 2018, GOMES; ANTUNES,  2019), mapeados em torno dos audiovisuais em rede, respondem a dadas condições de  possibilidade histórica.

Situação: concluída

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Corpo e voz de Elis Regina e a construção da memória a partir da performance midiatizada

Flávia Pereira Caraíbas

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Propõe analisar as possíveis relações entre corpo e voz de Elis Regina na performance midiatizada e a construção da memória a partir da materialidade de conteúdos audiovisuais disponibilizados na plataforma YouTube. Para tanto, pretende-se analisar o corpo e a voz de Elis Regina em diferentes performances de uma mesma canção, articulando com outros elementos que compõem o arquivo audiovisual, e discutir as interações que outros sujeitos estabelecem com estes arquivos por meio dos comentários postados na página dos vídeos, na plataforma.

Situação: em andamento

Entender a cicatriz: perspectivas sobre a repercussão dos filmes Bela Vingança e Fresh no YouTube 

Flávia Elisa Trindade Lima

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A pesquisa apresentada propõe uma análise de repercussão dos filmes Bela Vingança (2020) e Fresh (2022) a partir de críticas audiovisuais feitas por mulheres na plataforma Youtube. O estudo considerará o conflito entre discursos feministas e de manutenção da sociedade patriarcal para validação e deslegitimação das mulheres e seus argumentos em críticas audiovisuais, comentários nestes vídeos da rede social, como também métricas quantitativas de engajamento. As produções audiovisuais serão pensadas enquanto um vetor em rede (GUTMANN, 2021), e conceitos-chave como implicit bias (HUTCHINSON, 2015), cool hate (ANJOS, 2017) e dororidade  (PIEDADE, 2022) serão utilizados em busca de um entendimento compreensivo sobre as dinâmicas presentes no corpus selecionado. 

Situação: em andamento

Música no stream: transformações das experiências comunicativas audiovisuais e consumo de música a partir das plataformas de games 

Janaína Oldani Casanova

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A pesquisa busca compreender os processos de circulação da música em diferentes audiovisualidades quando utiliza a dinâmica dos games em performances nas plataformas digitais de streaming. A proposta é analisar as transformações dos modos de consumo de música, considerando que eles aparecem como produtos constitutivos do circuito cultural contemporâneo e permeiam as experiências a partir de novos fluxos midiáticos. A investigação relaciona-se às culturas da imagem e do som para analisar as possibilidades de transformação comunicativa audiovisual e como elas podem reconfigurar performances mediadas tecnologicamente.

 

Situação: em andamento

Performance drag em rede: um olhas sobre a intelectualidade drag em Rita Von Hunty

João Bertonie

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Esta dissertação trata de compreender de que forma a drag e youtuber Rita Von Hunty permite ver novas formas de práticas drag, tendo como enfoque os elementos que configuram sua performance na produção do que chamamos de intelectualidade drag. Vídeos no seu canal no YouTube, intitulado Tempero Drag, são tomados como vetores audiovisuais que ajudam a engendrar uma trama de materiais que abrangem audiovisualidades em outros canais no YouTube e no TikTok, além de publicações no Instagram e no Twitter. Neste esforço analítico, são apropriadas noções de audiovisual em rede (GUTMANN, 2021) e de entorno tecnocomunicativo (MARTÍN-BARBERO, 2009). O primeiro conceito diz respeito ao espraiamento do audiovisual em diversas plataformas, constituindo uma teia (ou uma rede) complexa e difusa; o segundo diz de complexidades que atravessam nossas relações (sendo elas comunicacionais, sociais, culturais, políticas) articuladas por tramas de textos, imagens e sons. A performance (TAYLOR, 2013) é tomada como chave metodológica e epistêmica, que, enquanto incorporação, arquivo, repertório e roteiro, este associado à noção de mise-en-scène, fornecem uma via analítica para a observação das continuidades e descontinuidades de elementos que inscrevem dimensões drag e intelectualidades no corpo de Rita Von Hunty. A noção de intelectual orgânico (GRAMSCI, 1982) é apropriada para a discussão em torno da construção de uma outra intelectualidade possível configurada no entorno das possibilidades abertas pelas práticas drag produzidas por e através dos audiovisuais que atravessam e constituem a performance de Rita Von Hunty.

 

Situação: concluída

Expectativas de consumo da música pop no audiovisual em rede

Kelven Figueiredo

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Ao se apropriar do que propõe Gutmann (2021) sobre o audiovisual em rede, esta pesquisa tem a intenção de investigar as relações de uma expectativa de consumo da música pop contemporânea a partir do audiovisual. Então, a partir disso, aciona a performance por meio da figura conceitual da mímesis (CARDOSO FILHO e GUTMANN, 2022) para mapear expressões audioverbovisuais de fãs nas redes sociais (Instagram, Twitter, YouTube e TikTok). Como estudo de caso escolhemos o álbum Renaissance de Beyoncé, que é lançado com a promessa de um álbum visual que não se concretizou até o momento. Desta forma, nos dedicamos aqui a observar como este audiovisual em rede (GUTMANN, 2021) se constitui no entorno da expectativa de consumo da música também a partir do audiovisual através de expressões como memes, clipes fã made, paródias, reacts, desafios e etc. 

Situação: em andamento

“Mulheres em ação”: as identidades femininas em disputa na relação entre o cinema e a cultura

Marina Vlacic

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Este projeto de pesquisa tem como objetivo determinar a estrutura de sentimento em seus aspectos dominantes, emergentes e residuais a partir das relações entre cinema e a cultura acionando a identidade de gênero no que tange as disputas de valores identitários do gênero feminino (LOURO, 1997) a partir de suas rupturas, ranhuras e manutenções. Para isso trabalhamos aqui com o objeto intitulado “mulheres em ação”, articulação personagem/atriz/mulher enquanto sujeito que promove uma ação, seja no filme, seja como atriz, seja em sua vida pessoal, que perpassam a experiência do “ser feminino” atravessado pela representação cinematográfica e de suas reverberações em ambiências digitais. Para realizar a investigação, propomos a análise cultural (WILLIAMS, 1979) como forma de tensionar cultura vivida e cultura registrada acionando valores identitários presentes tanto nas práticas sociais quanto nos produtos midiáticos. Associamos o audiovisual em rede (GUTMANN, 2021) à metodologia como forma de enxergar essas articulações em espaços de interação enredadas. Utilizamos ainda a performance (Taylor, 2013) como lente metodológica pela qual será possível acionar comportamentos, modos de ser e sentir em relação às identidades femininas presentes na ação dessas mulheres e em suas reverberações. 

 

Situação: em andamento

“E eu não sou uma mulher?”: articulações e disputas de gênero musical e identidade de gênero em audiovisuais em rede no Brasil

Morena Melo Dias

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Este projeto de pesquisa busca compreender as relações entre gênero musical e identidade de gênero a partir das disputas políticas de feminilidades na música em ambiências digitais. Considerando que as questões sobre identidade de gênero são bastante presentes nas expressões comunicacionais contemporâneas, buscamos entender como negociações de sentido em torno da identidade de gênero (BUTLER, 2015) são constituídas, mobilizadas e atravessadas pelos quadros de valor dos gêneros musicais. A proposta é movida pela seguinte questão: como produtos e processos audiovisuais, configurados em redes, agenciam inter-relações de gêneros musicais e disputas políticas sobre feminilidades? A nossa hipótese é que as disputas de feminilidades na música se estabelecem em articulação com os quadros de valor (JANOTTI, 2004) dos gêneros musicais aos quais as artistas se vinculam. Propomos investigar essas relações a partir de processos audiovisuais articulados em rede, disparados por vetores que engendram uma trama audiovisual (GUTMANN, 2021). Acreditamos que as disputas políticas de feminilidades na música se configuram enquanto processo comunicacional por meio das redes tecidas nas ambiências digitais. Em nossa proposta, as tramas audiovisuais que articulam identidades de gênero e construções de valor na música serão analisadas como performances (TAYLOR, 2013) que deixam ver memórias incorporadas e envolvem temporalidades e identidades, permitindo acessar os audiovisuais em rede pelos processos de interação e disputas que esses corpos acionam.

Situação: em andamento

Selfie e a experiência fotográfica incorporada: tempo, espaço e sujeito nas performances dos autorretratos

Ravena Sena Maia

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O projeto de pesquisa busca entender as selfies enquanto forma cultural específica que convoca uma experiência fotográfica incorporada, tendo a performance como chave analítica para pensar transformações no tempo, espaço e nos sujeitos dos processos comunicativos com estas imagens. Assim, essa pesquisa busca analisar como a performance nos autorretratos que circulam no Instagram pode materializar as des-ancoragens, disputas, subjetivações e sensibilidades específicas das identidades culturais contemporâneas nas redes sociais.

Situação: em andamento

O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero

Tess Chamusca

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A tese de doutorado investiga as transformações na identidade de marca do canal nacional de TV paga GNT em sua trajetória de apropriação de valores vinculados às identidades de gênero. A identidade de marca é concebida como resultado de uma complexa interação entre múltiplos discursos e práticas que articulam os campos da produção e da recepção. A análise é conduzida a partir de uma trama de programas do GNT: Saia Justa, Manhattan Connection, Contemporâneo, Superbonita, Papo de Segunda e Tempero de Família. Porém, o estudo se debruça sobre um corpus mais amplo. Foram elencados os seguintes marcos temporais que contribuem para a investigação da questão da pesquisa: os anos de 2002/2003, 2010/2011, 2015 e 2017. Os resultados apontam que se reportar a um universo feminino se traduziu em uma televisão de intimidade e ao mesmo tempo em uma referência a um contexto urbano, dinâmico e cosmopolita. São valores que se destacam no canal ao longo do período analisado a família, a beleza, o trabalho, a independência financeira e, mais recentemente, a diversidade e o ativismo.

Situação: concluída

The sound of Musak : uma investigação em torno as reactions e suas implicações no âmbito musical

Thiago Pimentel Barbosa Lima

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Expressão audiovisual difundida (e reverberada) em diversas plataformas, as reações têm parte de sua origem e desenvolvimento no YouTube. Esta pesquisa mira o âmbito musical da prática, no YouTube, encarando-a como dinâmica de escuta singular que possibilita, de modo enredado, a inserção do corpo, das identidades e do gosto – de forma audiovisual (GUTMANN 2021). Sob uma ótica decolonial (MIGNOLO; WALSH, 2018), o rock e seus subgêneros são a chave inicial que opero para articular a hipótese que essa expressão audiovisual (react) pode apontar desestabilizações de alicerces clássicos na escuta, na crítica musical e nos estudos de música para além da perspectiva hegemônica, colonial. Acionando a performance como lente metodológica, a noção transcultural (TAYLOR 2013) é uma das chaves iniciais, em um movimento de tempo espiralar e ancestral, para desestabilizar este gênero musical afrodiaspórico (MARTINS, 2021). E, nesse sentido, esse projeto objetiva testar e explorar sua tese por meio de análise do material de canais como o Lost in Vegas e Trybals – além de outras produções isoladas – que, encarados enquanto rizoma, permitem analisar essas redes de identidade para pensar esses cruzos (idas e vindas) da diáspora na escuta, nos corpos e na ancestralidade. 


Situação: em andamento

Gênero midiático como dimensão analítica da performance televisiva: uma abordagem histórica da MTV Brasil

Juliana Freire Gutmann

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A pesquisa abordou, numa perspectiva histórica, disputas de sentidos (continuidades e rupturas) que dizem sobre a performance de uma emissora de TV com base na análise de articulações entre programas, gêneros midiáticos e seus contextos culturais. O estudo empírico enfatizou estratégias comunicativas da MTV Brasil configuradas no seu principal produto (seus programas), que indicam “modos de formar” reconhecidos socialmente como sua marca, processo aqui traduzido pela ideia de performance televisiva. Tais estratégias foram analisadas em um conjunto de programas veiculados em períodos distintos, buscando identificar articulação entre a emissora, determinados gêneros televisivos e o universo da música popular massiva ao longo dos 27 anos de sua atuação no país. O estudo analítico deu conta de duas expectativas mais amplas de pesquisa: a) A construção de uma possibilidade de análise cultural da MTV Brasil, que consiga rastrear sua marca identitária pela interpretação de suas materialidades de modo atrelado aos discursos que circularam sobre seus programas em reportagens e críticas, depoimentos de espectadores e produtores; b) A formulação, testagem e avaliação de procedimentos analíticos constituídos pela articulação entre os conceitos de gênero midático, performance, contexto comunicativo, estrutura de sentimento e mise-en-scène. Resultados desta pesquisa estão no livro “Performances em contextos midiáticos: MTV BR & Rock SSA”, de Juliana Freire Gutmann e Jorge Cardoso Filho, publicado pela Edufba.

Situação: Concluída

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